A Prefeitura de Toronto propôs um aumento de 2,2% no imposto predial para 2026, e a medida tem recebido reações majoritariamente positivas de parte dos moradores da cidade.

A proposta marca o menor reajuste desde 2020 e cumpre uma promessa feita no fim de 2025 pela prefeita Olivia Chow de aplicar um aumento mais moderado no ano seguinte.

O reajuste é composto por dois elementos: 0,7% de imposto residencial e 1,5% do chamado city building levy, uma taxa destinada a investimentos em infraestrutura urbana.

TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO — BRASIL REMITTANCE
CTA Image

Transferências de dinheiro entre Brasil e Canadá — Há 32 anos no mercado, a Brasil Remittance realiza transferências de dinheiro entre o Brasil e o Canadá de forma rápida e segura. Um serviço humanizado, sem complicação e em português.

Instagram

Com base no valor médio de avaliação dos imóveis, estimado em $692,140 no relatório de lançamento do orçamento municipal, o impacto seria de pouco menos de $92 por residência ao longo do ano.

Segundo a prefeita, a proposta leva em conta o custo de vida elevado enfrentado pelas famílias e busca manter a cidade mais acessível, sem deixar de financiar serviços essenciais.

Caso seja aprovado, o aumento de 2026 será o menor durante o mandato de Chow, iniciado em 2023. Em comparação, o orçamento de 2024 teve um reajuste de 9,5%, enquanto o de 2025 registrou alta de 6,9%.

Além do imposto predial, o orçamento de 2026 prevê medidas como refeições gratuitas para crianças em escolas públicas, congelamento das tarifas da TTC pelo terceiro ano consecutivo, acesso diário às bibliotecas sem custo adicional e mais apoio a inquilinos e proprietários.

O orçamento pode ser o último apresentado por Olivia Chow como prefeita, já que a eleição municipal acontece em outubro e ainda não há confirmação sobre uma eventual candidatura à reeleição.


Surprisingly, many Toronto residents support the city’s proposed 2.2% property tax hike - NOW Toronto
A 2.2 per cent property tax increase has been proposed in the city’s 2026 budget, and a lot of Torontonians appear to be on board.
O link foi copiado!