Quase uma semana após uma forte tempestade de neve atingir Toronto, moradores com deficiência relatam que a limpeza irregular das calçadas continua dificultando a mobilidade pela cidade.

Segundo eles, enquanto ruas são liberadas com mais rapidez, calçadas, rebaixamentos de meio-fio e pontos de transporte público permanecem inacessíveis por dias.

Defensores da acessibilidade afirmam que essa priorização dos carros acaba isolando pessoas que usam cadeiras de rodas ou outros dispositivos de mobilidade, impedindo o acesso a consultas médicas, serviços essenciais e atividades básicas do dia a dia. Para esse grupo, calçadas são vias fundamentais, não secundárias.

A prefeitura afirma que a limpeza das calçadas ocorre após a passagem dos tratores nas ruas, para evitar que a neve retirada das vias volte a cobrir os passeios.

No entanto, segundo o município, a intensidade da tempestade, que levou até 60 centímetros de neve a algumas regiões, exigiu várias rodadas de limpeza, fazendo com que áreas já liberadas fossem novamente soterradas.

Uma ativista pela acessibilidade contou ter ficado presa em casa por quatro dias após a nevasca e diz que muitos moradores com deficiência ainda estão isolados, especialmente aqueles que dependem do transporte público.

Ela ressalta que, além das pessoas com mobilidade reduzida, o problema afeta idosos, pais com carrinhos de bebê e qualquer pessoa com receio de escorregar e cair, e expressa frustração com a repetição anual do problema: 

"O inverno acontece todos os anos. Estou cansada da cidade fingir que o inverno simplesmente aparece magicamente e não o vemos chegando. Somos uma cidade de neve, então isso é algo para o qual eles deveriam se preparar melhor."

As defensoras pedem uma abordagem que coloque a acessibilidade como prioridade desde o início da limpeza da neve, para evitar que a situação se repita a cada grande tempestade.

A cidade informa que tem recebido muitas solicitações pelo serviço 311 e que equipes estão sendo enviadas para reavaliar e limpar áreas críticas, mas ativistas afirmam que a solução não deveria depender apenas de reclamações da população.


‘Sidewalks are disabled people’s roads,’ Accessibility advocates call for better snow removal in Toronto - NOW Toronto
Nearly a week after Toronto was hit by a historic snowstorm, many residents have resumed their day-to-day routines.
O link foi copiado!