As câmeras de velocidade de Ontário estão com os dias contados. O governo de Doug Ford aprovou o projeto de lei 56, conhecido como Building a More Competitive Economy Act, que proíbe o uso desses equipamentos em municípios de toda a província.

A medida, parte de um pacote mais amplo de reformas, deve entrar em vigor até o dia 14 de novembro.

O ministro dos Transportes, Prabmeet Singh Sarkaria, afirmou que “as câmeras não estão funcionando” e que a emissão repetida de dezenas de milhares de multas por ano mostraria que a velocidade não está diminuindo.

No entanto, um estudo do Hospital for Sick Children (SickKids) apontou que os dispositivos reduziram quase pela metade os casos de excesso de velocidade e direção agressiva.

Apesar da promessa de substituir as câmeras por novas medidas de segurança, como placas maiores, lombadas e rotatórias, a transição pode levar meses — ou até anos.

A prefeitura de Toronto alertou que muitas das ruas onde as câmeras estão instaladas, principalmente próximas a escolas, hospitais e creches, não comportam as mudanças estruturais sugeridas pelo governo provincial.

A prefeita Olivia Chow disse que a cidade precisa de mais tempo para se adaptar. “O primeiro-ministro prometeu dispositivos compensatórios antes de retirar as câmeras. Onde eles estão?”, questionou.

Enquanto isso, especialistas e moradores expressam preocupação. A engenheira civil Sasha Gollish, da Universidade de Toronto, destacou que placas sozinhas dificilmente terão o mesmo efeito na redução da velocidade.

Já Danielle Gibson, do grupo Parents Against Speeding, afirmou não confiar nos motoristas, mas sim “em sistemas com dados que comprovam sua eficácia”.

Aprovado com o apoio da maioria conservadora e votos contrários de liberais, verdes e do NDP, o projeto continua dividindo opiniões. De um lado, o governo alega ineficiência; de outro, pais e especialistas defendem que as câmeras salvaram vidas.

A questão é que, enquanto o impasse continua, as ruas podem ficar sem nenhuma opção eficaz para reduzir a velocidade dos carros.


Ford government says speed cameras will be gone by Nov. 14
Premier Doug Ford’s Progressive Conservatives used their majority to ram through a controversial omnibus bill in the legislature that will kill the cameras.
Doug Ford’s speed camera ban could leave spots in Toronto without anti-speeding measures for years, city says
School and other safety zones in Toronto that are about to lose their speed cameras could be left without provincially funded traffic-calming infrastructure for months — or even years.
O link foi copiado!