O governo federal anunciou que o projeto Alto, o primeiro trem de alta velocidade do Canadá, terá sua fase de engenharia, licenciamento e autorizações acelerada.

A mudança antecipa o início das obras para 2029, quatro anos antes do previsto. Antes, a expectativa era começar os trabalhos apenas em meados da década de 2030, conforme divulgado no início de 2025.

O Alto deverá conectar Toronto e Québec City em um trajeto de cerca de 1.000 km, com paradas em cidades como Peterborough, Ottawa, Montreal, Laval e Trois-Rivières, beneficiando um público majoritariamente formado por estudantes, pessoas com alta escolaridade e famílias de renda média. A promessa é de viagens muito mais rápidas, frequentes e confiáveis do que as oferecidas atualmente pela VIA Rail.

Embora os custos totais ainda não tenham sido estimados, o valor deve chegar às dezenas de bilhões de dólares, muito acima do cálculo inicial do antigo modelo de alta frequência. Apenas para o trabalho técnico preparatório, já foram reservados $3.9 bilhões.

A expectativa do governo é gerar 51 mil empregos durante a construção e impulsionar o PIB em até $35 bilhões. O consórcio Cadence, escolhido em 2025, será responsável por planejar, construir, operar, manter e ajudar a financiar o projeto.

O Alto deve alcançar velocidades de 300 km/h, utilizando trilhos dedicados e alimentação elétrica por catenária. A projeção é reduzir pela metade o tempo de viagem no corredor.


300km/h train through Ontario will happen years earlier than expected
Construction on one of the most ambitious and expensive transportation infrastructure projects to ever be undertaken in Canadian history is now targe…
O link foi copiado!