O mercado de trabalho canadense registrou um forte declínio em agosto, com a eliminação de 65.500 vagas e a taxa de desemprego chegando a 7,1%. O índice é o mais alto desde maio de 2016, quando não são considerados os anos da pandemia.

Segundo o Statistics Canada, quase 1,6 milhão de pessoas estavam desempregadas no país no mês passado, e a taxa de participação da população economicamente ativa caiu para 65,1%, o menor patamar desde 2020.

A redução nas contratações foi um dos principais fatores para a queda, assim como o índice de demissões, que subiu para 1% em agosto, comparado aos 0,9% registrados no mesmo período do ano anterior.

RESTAURANTE BRASILEIRO — RIO 40 DEGREES
CTA Image

Espetada de picanha com linguiça de dar água na boca — Acompanha arroz, feijão, farofa e batata frita, e combina perfeitamente com uma caipirinha. Quem resiste a essa combinação em clima de verão?

Veja detalhes no Instagram

O setor de serviços, que concentra 80% dos empregos do país, foi o mais atingido, com a perda de 67.200 vagas. Somente na área de serviços profissionais, científicos e técnicos, foram eliminados 26.100 postos.

Na indústria, o saldo também foi negativo. A manufatura perdeu 19.200 empregos e o setor de transporte e armazenamento, 22.700.

O setor de construção foi o único a registrar crescimento, com a criação de 17.100 empregos.

Com o resultado de agosto, a expectativa por um corte de juros na próxima reunião do Banco do Canadá, marcada para 17 de setembro, subiu para quase 92%, ante 72% antes da divulgação dos dados.


Reuters

O link foi copiado!