A China vai suspender a exigência de visto para canadenses que viajarem como turistas ou a negócios por até 30 dias.

A mudança foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores chinês e representa uma flexibilização nas regras de entrada na China continental, enquanto Hong Kong, Macau e a província de Hainan já permitem a entrada de canadenses sem visto.

A medida começou a valer na terça-feira, dia 17, e deve permanecer em vigor pelo menos até o fim deste ano.

Até agora, a maioria dos canadenses precisava passar por um processo considerado longo para obter autorização de entrada na China continental, com o custo do visto girando em torno de $140.

A decisão ocorre após anos de tensão diplomática entre os dois países, que incluíram restrições a grupos turísticos chineses visitando o Canadá. Em agosto de 2023, a China retirou a proibição de grupos turísticos para vários países, mas manteve limitações ao Canadá até novembro do ano passado.

Em 2024, o governo chinês já havia reduzido o valor da taxa de visto para canadenses. No mês passado, o primeiro-ministro Mark Carney visitou Pequim, na primeira viagem de um chefe de governo canadense à China em oito anos, com o objetivo de “recalibrar” a relação bilateral.


Toronto Star

O link foi copiado!