Em uma coletiva de imprensa em Vaughan nesta quinta-feira (25), o governador Doug Ford anunciou que vai apresentar, nas próximas semanas, um projeto de lei para proibir o uso de câmeras de velocidade em Ontário.

Ford tem criticado o sistema de fiscalização automática há meses, chamando-o de “armadilha para pegar dinheiro” das prefeituras. “Se você não sabe onde a câmera está, você passa voando. Elas não diminuem a velocidade”, afirmou.

No lugar das câmeras, o governador disse que a província vai investir em lombadas, rotatórias e outras medidas de redução de velocidade. “Eu vou mostrar como acalmar o trânsito instantaneamente”, declarou, acusando os municípios de não aplicarem o dinheiro arrecadado em segurança viária.

Atualmente, apenas 37 das 444 cidades de Ontário utilizam radares de velocidade. Ford disse que está na hora de ouvir os moradores e não pesar no bolso da população em tempos de economia difícil.

Apesar da posição do governo, estudos mostram o contrário. Uma pesquisa do Hospital for Sick Children apontou que os radares reduziram em quase metade a velocidade excessiva e a direção agressiva. Além disso, a Associação de Chefes de Polícia de Ontário se manifestou recentemente a favor da fiscalização automática.

Prefeitos de cidades como Brampton defendem o uso das câmeras, mas Ford contou com o apoio dos prefeitos de Kitchener, Barrie e Vaughan, que disseram preferir outras formas de acalmar o tráfego.

A nova legislação deve ser apresentada em breve. Segundo o Ministério dos Transportes, as multas aplicadas até a data do fim do programa não serão canceladas.


Doug Ford to ban Ontario speed cameras: ‘Enough is enough’
Ontario premier Doug Ford said the province will invest in speed bumps and roundabouts as an alternative to speed cameras.
O link foi copiado!