O avanço das e-bikes e e-scooters nas ruas de Toronto está provocando um aumento expressivo nos acidentes e gerando alerta entre ciclistas, pedestres e autoridades.

De acordo com o St. Michael’s Hospital, as hospitalizações causadas por acidentes com bicicletas elétricas cresceram 240% entre 2020 e 2024. No caso das e-scooters, o aumento foi ainda mais alarmante, chegando a 600% no mesmo período.

COMIDA BRASILEIRA CASEIRA — CASA TROPICAL
CTA Image

Almoço especial de segunda a sexta — Pratos fresquinhos e preparados na hora, com arroz, feijão, carnes bem temperadas e uma variedade de legumes. Uma refeição completa, com aquele sabor caseiro que traz conforto e satisfação, servida de segunda a sexta das 12h às 17h, com pedidos pelo direct no Instagram ou pelo telefone 416-532-5757.

Visite o Instagram

O cenário preocupa quem divide o espaço nas ciclovias e ruas da cidade. “As ciclovias estão virando ambientes caóticos”, disse Michael Longfield, diretor da organização Cycle Toronto, que já chegou a ser derrubado por uma e-bike.

A falta de regras claras e fiscalização tem contribuído para o problema. Muitos desses veículos circulam em locais inadequados, como calçadas e ciclovias, o que eleva o risco de colisões. As autoridades admitem que ainda não há uma forma eficaz de controlar o uso desses veículos, que continuam fáceis de comprar e usar mesmo sem exigência de licença.

Mesmo com campanhas educativas e blitzes policiais, o número de infrações segue alto. Apenas em 2025, até o início de outubro, a polícia de Toronto emitiu mais de 1.100 multas relacionadas ao uso irregular de e-bikes, e-scooters e bicicletas.

Enquanto isso, os hospitais continuam registrando aumentos nos casos de trauma, e as ciclovias seguem cada vez mais lotadas, refletindo o desafio de equilibrar segurança e modernidade em meio à expansão acelerada da micromobilidade na cidade.


How e-bikes came to rule the road in Toronto — and who’s really paying the price
The use of e-bikes has skyrocketed in recent years, catching governments flat-footed — and outraging other road users.
O link foi copiado!