Após a última nevasca, a cidade de Toronto reforçou a fiscalização contra veículos estacionados em snow routes, vias estratégicas usadas para a remoção de neve. Essas rotas são ativadas durante eventos climáticos severos e têm como objetivo garantir a passagem de ônibus, bondes, veículos de emergência e equipes de limpeza.

Nos quatro dias seguintes à tempestade que acumulou pelo menos 25 cm de neve, a polícia aplicou 10.551 multas por estacionamento irregular em snow routes. O número é quase três vezes maior do que o registrado no ano anterior, quando 3.627 autuações foram emitidas ao longo de duas semanas após outras tempestades de inverno.

Segundo a Toronto Police Service, o aumento reflete uma orientação mais rígida da prefeitura para coibir veículos que dificultam a limpeza das ruas. Em episódios recentes, carros estacionados fora do padrão chegaram a bloquear bondes, causando atrasos no transporte público operado pela Toronto Transit Commission.

As multas variam conforme a infração e há risco de reboque. Estacionar em snow routes que não são vias de bondes resulta em penalidade de $100. Já veículos parados ou em marcha lenta bloqueando trilhos de bonde durante a declaração de grande tempestade de neve podem receber multa de $500. Neste ano, 21 carros foram rebocados durante as ações de fiscalização relacionadas à remoção de neve.

Além das declarações oficiais de tempestade, a cidade também instala placas laranja temporárias de “no parking” em áreas críticas, como hospitais, pontes, vias expressas, rotas de transporte e zonas escolares. Essas placas indicam que o estacionamento está proibido por até 24 horas para permitir a retirada de montes de neve. 

Para os motoristas, a dica é simples: ao ver sinalização laranja ou avisos de snow route, evite estacionar no local para não correr o risco de multa ou reboque.


Here’s how many tickets Toronto police wrote for illegally parking in a snow route after last week’s storm — and why drivers still need to beware
Toronto police issued nearly three times as many tickets this year as last — over a much shorter time period.
O link foi copiado!