O número de proprietários em Toronto que ficaram para trás no pagamento da hipoteca mais que quadruplicou em comparação com o mesmo período de três anos atrás, segundo um relatório da Canada Mortgage and Housing Corporation.

Em setembro de 2025, quase 2.800 titulares de hipoteca na Região Metropolitana de Toronto estavam com pagamentos em atraso há 90 dias ou mais. Em setembro de 2022, esse número era de 674.

RESTAURANTE BRASILEIRO — RIO 40 DEGREES
CTA Image

Bitoque clássico e irresistível — Bife de contrafilé grelhado com cerca de 200 g, ovo frito por cima e molho, servido com arroz e batata frita. Um prato clássico, bem servido e cheio de sabor para quem quer uma refeição completa.

Instagram

De acordo com a CMHC, embora a taxa de inadimplência ainda seja considerada historicamente baixa, o ritmo de crescimento foi mais rápido do que o esperado. A instituição afirma que programas de adiamento de pagamentos adotados durante a pandemia ajudaram a manter os índices artificialmente baixos naquele período.

O relatório aponta que fatores como aumento do custo de vida, maior endividamento das famílias, desemprego e a forte presença de investidores no mercado imobiliário tornaram os proprietários de Toronto mais vulneráveis a atrasos nos pagamentos.

Outro elemento de pressão vem da queda nos preços dos imóveis e da desaceleração das vendas, o que dificulta a possibilidade de venda rápida. Em janeiro, os preços médios das casas na região de Toronto ficaram abaixo de $1,000,000 pela primeira vez em cinco anos.

A CMHC também destaca que muitos compradores da época da pandemia enfrentam agora um choque de juros durante a renovação das hipotecas, com aumentos considerados os mais rápidos e intensos em mais de 40 anos.

Segundo o órgão, eventuais choques econômicos mais amplos, como piora no mercado de trabalho, podem agravar ainda mais o cenário nos próximos meses.


Four times as many Toronto homeowners missing mortgage payments: CMHC
Nearly 2,800 mortgage holders in the Greater Toronto Area missed payments by 90 days or more in September 2025, a sharp jump when compared to data from three years prior.
O link foi copiado!