O governo federal do Canadá anunciou na quinta-feira passada (4) que a revisão de gastos em andamento deve levar a cortes no serviço público.

O ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, afirmou que todos os ministros apresentaram planos para alcançar a meta de reduzir até $25 bilhões em despesas anuais nos próximos três anos.

Segundo dados oficiais, o funcionalismo federal chegou a 357.965 empregados em 2025, um aumento de cerca de 40% em relação a 2015.

CÂMBIO DE MOEDAS — BRASIL REMITTANCE
CTA Image

Troque moedas com confiança — A Brasil Remittance oferece câmbio de Real, Dólar Americano, Dólar Canadense e Euro, com cotações sempre atualizadas e atendimento em português. Com 32 anos de tradição no mercado, a empresa garante praticidade e segurança para as trocas realizadas na agência localizada na 1458 Dundas St. W, Toronto.

Ver detalhes no Instagram

François-Philippe disse que a revisão é necessária e tem como objetivo tornar o governo mais eficiente, reforçando que ajustes no quadro de servidores serão inevitáveis.

Alguns órgãos já começaram a notificar cortes. A Library and Archives Canada anunciou que perderá aproximadamente 70 das suas 1.156 posições. A instituição afirmou que pretende manter seus padrões de atendimento, apesar das reduções.

O processo de desligamento no setor público federal é gradual e prevê tentativas de recolocação dos funcionários em outras áreas do governo.

Ao mesmo tempo, o governo de Mark Carney anunciou aumento nos gastos com defesa, incluindo $9 bilhões adicionais para o atual ano fiscal.

Também estão previstos novos investimentos para acelerar a construção de moradias e a aprovação de grandes projetos de infraestrutura, como portos, minas e até combustíveis fósseis.


TorontoStar

O link foi copiado!