O TTC quer adotar um novo modelo de pagamento a partir do próximo outono, permitindo que passageiros frequentes deixem de pagar após atingir um número específico de viagens no mês.

O anúncio foi feito na segunda-feira, na estação Victoria Park, pela prefeita Olivia Chow. Segundo ela, a mudança prevista para setembro de 2026 eliminaria a necessidade de decidir antecipadamente se vale a pena comprar um passe mensal.

O sistema estabelece que, após 47 viagens em um mês, o usuário não pagaria mais tarifas naquele período. A prefeita afirmou que isso tornaria o transporte mais acessível, evitando que moradores precisem desembolsar um valor alto logo no início do mês.

MUDANÇAS INTERNACIONAIS — MELLOHAWK LOGISTICS
CTA Image

Mudando de país? — Com mais de 30 anos de experiência, a MELLOHAWK Logistics cuida do envio de bens pessoais com agilidade e atenção aos detalhes. Seja por mar, ar ou terra, tudo chega ao destino com segurança e eficiência.

Visite o site

Atualmente, o passe mensal custa $156, equivalente exatamente ao valor de 47 tarifas individuais. Por isso, a economia para muitos usuários frequentes será pequena. Segundo o TTC, cerca de 100 mil passageiros, ou 4% dos clientes, ultrapassam esse número de viagens mensalmente.

Ainda assim, a prefeita destacou que o novo modelo impediria que quem faz mais viagens do que o previsto pague além do valor de um passe. Ela também afirmou que, quando o orçamento está apertado, cada dólar conta.

Segundo o presidente do conselho do TTC, Jamaal Myers, idosos e jovens, que pagam tarifas reduzidas, devem economizar cerca de $10 por mês. Ele lembrou que a atual administração já adotou medidas para reduzir custos, como congelar tarifas desde 2023, algo que deve continuar em 2026.

Conforme a proposta, o fare capping seria válido para quem pagar com cartão Presto, cartão de crédito ou celular.

O plano será levado primeiro ao conselho do TTC como parte do orçamento de 2026 e, depois, ao orçamento da prefeita, que será votado pelo conselho em 10 de fevereiro.


TTC to roll out fare capping. Here’s how many times you’ll have to use transit to get free rides
The TTC has previously estimated that fare capping over a full year would cost the agency $10 million and attract an extra 3.6 million riders.
O link foi copiado!