Os aluguéis comerciais em Toronto subiram cerca de 140% nos últimos cinco anos, segundo um novo relatório da Better Way Alliance, rede de empresários e organizações sem fins lucrativos que defende investimentos em funcionários.

O estudo mostra que os custos de aluguel estão afetando os pequenos negócios muito mais do que os aumentos salariais.

“Para uma pequena empresa em Toronto, o maior gasto pode não ser com salários, mas sim com aluguel e seguros”, disse Aaron Binder, diretor de comunicação da Better Way Alliance.

Segundo ele, pagar salários acima do mínimo ainda traz retorno produtivo, ao contrário de aumentos em aluguel e seguro, que são considerados custos negativos.

De acordo com os dados, um espaço comercial típico de cerca de 93 m², como lavanderias, lojinhas de conveniência ou restaurantes de bairro, teve salto no aluguel de $210 por m² no início de 2019 para $508 por m² no terceiro trimestre de 2024.

Outros custos também subiram: seguros aumentaram $650 ao ano, eletricidade de $200 a $800, enquanto o salário mínimo teve alta de 23%.

Para muitos comerciantes, isso significou fechar as portas ou reduzir operações. A joalheria Jewels 4 Ever, por exemplo, precisou encerrar uma segunda unidade por não conseguir arcar com o aluguel.

Já a empresária Laura Sultan, da Designs by Nature Gems, afirma que pagar salários justos mantém os funcionários engajados e evita custos de treinamento quando há necessidade de recontratar.

Binder destacou ainda que os aluguéis elevados colocam em risco a própria identidade dos bairros de Toronto. “As pessoas não se mudam para um bairro por causa de uma rede de fast-food, mas sim por cafés e restaurantes locais, onde conhecem seu nome e seu pedido.”

A Better Way Alliance sugere que governos em diferentes níveis criem incentivos para construção de espaços menores e mais acessíveis, além de fortalecer os direitos de pequenos locatários.

Outra alternativa seria facilitar crédito para que empreendedores possam comprar seus próprios imóveis e escapar da instabilidade do mercado de aluguel.


That 40-cent wage hike isn’t the biggest threat to Toronto’s smallest businesses. Here’s what is
Commercial rents have skyrocketed and local entrepreneurs often have to negotiate with multibillion-dollar companies, a business group says. Guess how that’s turned out.
O link foi copiado!