O governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, afirmou que espera uma desaceleração da inflação dos alimentos ao longo dos próximos meses, com reflexos mais claros em 2026.

A declaração veio após a divulgação de novos dados da Statistics Canada, que mostraram uma aceleração nos preços dos alimentos comprados em supermercados no mês de novembro.

Segundo a agência, o aumento anual dos preços de alimentos no varejo chegou a 4,7%, o nível mais alto em quase dois anos.

TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO — BRASIL REMITTANCE
CTA Image

Transferências de dinheiro entre Brasil e Canadá — Há 32 anos no mercado, a Brasil Remittance realiza transferências de dinheiro entre o Brasil e o Canadá de forma rápida e segura. Um serviço humanizado, sem complicação e em português.

Instagram

O avanço foi impulsionado principalmente pelo encarecimento de frutas vermelhas, carne bovina e café, itens que tiveram impacto direto no índice.

Macklem explicou que tarifas impostas pelos Estados Unidos a países produtores de café também afetam o Canadá, já que parte dos grãos é importada pelos EUA, processada lá e depois enviada para supermercados e cafeterias canadenses.

De acordo com o governador, essa pressão específica tende a diminuir nos próximos meses, o que pode contribuir para uma desaceleração do ritmo de alta dos preços.

No entanto, ele alertou que os preços da carne bovina devem levar mais tempo para se estabilizar, devido à redução dos rebanhos mantidos por produtores rurais.

Apesar da alta nos alimentos e nos combustíveis, a inflação geral do país permaneceu estável em novembro, em 2,2%, já que custos mais baixos com viagens ajudaram a compensar os aumentos.

Macklem reconheceu que uma inflação menor nos alimentos pode trazer pouco alívio para famílias que já enfrentam dificuldades para pagar as compras do mês, destacando que desaceleração da inflação não significa queda efetiva dos preços nas prateleiras.


Bank of Canada’s Macklem says he expects food inflation to ease in 2026
Bank of Canada governor Tiff Macklem says he expects food inflation to ease in the coming months after Statistics Canada reported grocery prices jumped higher in November.
O link foi copiado!