Os Estados Unidos passarão a exigir que cidadãos canadenses planejando permanecer no país por mais de 30 dias se apresentem às autoridades e tenham suas impressões digitais coletadas.

A medida, divulgada pelo Registro Federal dos EUA nesta quarta-feira (12), surge em meio a tensões comerciais entre os dois países.

A nova exigência, prevista para entrar em vigor em 11 de abril, pode impactar entre 2,2 e 3,2 milhões de pessoas, segundo o Departamento de Segurança Nacional. 

Entre os mais afetados estão os canadenses aposentados, conhecidos como "aves migratórias", que passam os meses de inverno em estados americanos do sul como Flórida, Texas e Carolina do Sul. Estima-se que cerca de 900 mil canadenses tenham esse hábito.

Essas mudanças reforçam o clima de tensão que tem marcado a relação entre os dois países desde que Donald Trump assumiu a presidência em janeiro.

O anúncio acontece no mesmo dia em que entraram em vigor as tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio, uma decisão que atinge diretamente o Canadá, já sujeito a outras taxas comerciais.


CTV News


AD
O link foi copiado!