O Banco do Canadá anunciou nesta quarta-feira a primeira queda da taxa básica de juros desde março, reduzindo-a para 2,5%, uma baixa de 25 pontos básicos.

A taxa estava mantida em 2,75% por três encontros seguidos, sem mudanças, devido às pressões inflacionárias persistentes e aos custos provocados pelas tarifas dos Estados Unidos.

CÂMBIO DE MOEDAS — BRASIL REMITTANCE
CTA Image

Troque moedas com confiança — A Brasil Remittance oferece câmbio de Real, Dólar Americano, Dólar Canadense e Euro, com cotações sempre atualizadas e atendimento em português. Com 32 anos de tradição no mercado, a empresa garante praticidade e segurança para as trocas realizadas na agência localizada na 1458 Dundas St. W, Toronto.

Ver detalhes no Instagram

Em entrevista coletiva, o governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, afirmou que a decisão foi baseada em um consenso entre os membros do conselho e explicou que o país está ajustando sua economia para uma nova relação com seu maior parceiro comercial.

Embora o Banco não espere uma recessão, Macklem alertou que o crescimento será lento, haverá dificuldades no curto prazo e muitas pessoas vão sentir o peso desse cenário.

A notícia gerou reação imediata do primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, que escreveu no X “Bom. Agora continuem.” Ele considerou adequada a redução dos juros e disse esperar que novas quedas aconteçam, como forma de estimular a economia que, segundo ele, está sob pressão.

Macklem reiterou que as decisões do Banco são independentes do processo político. Ele afirmou que elas são baseadas em dados e evidências e que isso não vai mudar.


Bank of Canada cuts key interest rate to 2.5% in a ‘clear consensus’
Until Wednesday, Canada’s central bank had kept its policy rate at 2.75 per cent for three consecutive meetings, citing ongoing inflation pressures and Trump tariff-induced costs.
O link foi copiado!