O endividamento das famílias canadenses voltou a crescer e atingiu um novo recorde em agosto, impulsionado principalmente pelas hipotecas. Segundo dados do Statistics Canada, o crédito total das famílias chegou a $3,13 trilhões, um aumento de 4,45% em relação ao ano anterior.

Desse total, $2,33 trilhões correspondem a dívidas com hipotecas, que cresceram 4,75% no período. Embora o ritmo ainda seja considerado moderado em comparação a outros anos, a participação desse tipo de empréstimo no endividamento das famílias nunca foi tão alta.

TROCA DE REAIS — BRASIL REMITTANCE
CTA Image

De volta ao Canadá com Reais na carteira? — A Brasil Remittance faz a troca por Dólares Canadenses com rapidez e total confiança. Taxas justas, 32 anos de experiência e atendimento em português que faz você se sentir em casa. Visite a agência na 1458 Dundas St. W, Toronto.

Ver detalhes no Instagram

As hipotecas agora representam 74,5% de toda a dívida domiciliar do país, o maior percentual já registrado. Há dez anos, essa fatia era 7,5 pontos menor, e nem mesmo nos períodos de maior expansão do crédito, como nos anos 1990, o peso das hipotecas foi tão expressivo.

Especialistas alertam que essa concentração aumenta a vulnerabilidade econômica das famílias, já que as hipotecas, diferentemente de outras formas de crédito, não são gastos que podem ser reduzidos em tempos de crise.

Com a habitação respondendo por uma parcela tão grande da dívida e da riqueza dos canadenses, qualquer correção no mercado imobiliário pode provocar efeitos em cadeia, afetando o consumo, o PIB e até a política monetária.


Canadian Mortgages Now A Record 8 In 10 Dollars of Household Debt - Better Dwelling
Canadian household debt hit $3.13T in August, with mortgage credit now making up a record 74.5%—the highest share in Canadian history.
O link foi copiado!